Skip to main content

Existem muitos produtos e tratamentos que prometem estimular a produção de colágeno para aumentar a firmeza da pele e diminuir ruguinhas — mas poucos cumprem.

No nosso organismo, existem mais de 28 tipos de colágeno e, na pele, se destacam os tipos I e III, que são responsáveis pela elasticidade, firmeza, sustentação e parte da hidratação cutânea. Como sua produção acaba diminuindo naturalmente depois dos 25 anos de idade, é necessário manter alguns cuidados que irão garantir que sua pele fique firme e jovem por mais tempo.

No post de hoje, vamos desvendar de uma vez por todas as 3 maneiras de estimular o colágeno na sua pele, que realmente funcionam.

01 – Dermocosméticos

O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol, Alfa-hidroxiácidos, Vitamina C, Ácido Hialurônico e Ácido Glicólico, essas substâncias são capazes de impedir a destruição e estimular a produção de colágeno. Mas, lembre-se, os cosméticos têm ação mais superficial, então não conseguem grandes resultados, principalmente em peles mais maduras.

02 – Tecnologias

O laser é hoje uma das tecnologias mais usadas em tratamentos dermatológicos clínicos e estéticos, o objetivo principal pode ser atenuar manchas, prevenir o envelhecimento, remover pelos, tatuagens e cicatrizes; tratar flacidez e estrias. Mas, além de tudo isso, a luz do laser também estimula a produção de colágeno, proteína que dá sustentação à pele.
O Laser Pro Deep, por exemplo, é indicado para estimular a síntese e o remodelamento do colágeno, tratando a flacidez, o fotoenvelhecimento, manchas, rugas e melhorar a textura e qualidade da pele. O número de sessões varia em cada paciente, mas fazemos uma média de 3 sessões, com intervalo de 30 dias entre cada uma.

03 – Bioestimulador de Colágeno

Queridinhos da vez quando se trata de cuidados com a pele, os bioestimuladores de colágeno são tendência em consultórios dermatológicos. Entre os benefícios, podemos citar maior firmeza da pele, o estímulo da produção natural de colágeno e uma aparência mais jovem.
Os bioestimuladores são substâncias injetadas em determinadas camadas da pele, que provocam uma leve reação inflamatória na derme. Assim, ativam os fibroblastos, células que produzem o colágeno, dando maior sustentação à pele, seja para tratamentos faciais ou corporais.

Alguns deles, como a hidroxiapatita de cálcio, conhecida como Radiesse, podem ainda agir como preenchedores leves, dando aos poucos, maior sustentação à área tratada. Por serem biocompatíveis e bioabsorvíveis, também apresentam baixo risco de complicações.

Conheça 6 benefícios dos Bioestimuladores de Colágeno

Através do tratamento com bioestimuladores, você pode obter diversos benefícios para sua pele, a depender da quantidade de sessões no tratamento.

Alguns desses benefícios são:

  • Diminuição das rugas;
  • Preenchimento de áreas fundas do corpo e rosto;
  • Sustentação do rosto;
  • Tratamento de flacidez;
  • Redução da celulite;
  • Pele mais firme e viçosa

Conheça alguns tratamentos com Bioestimuladores de Colágeno

  • Hidroxiapatita de Cálcio – Radiesse
    Tratamento injetável, com efeito preenchedor, proporciona uma correção imediata devido ao seu gel matriz com microesferas de hidroxiapatita de cálcio. Através da bioestimulação, dá um efeito lifting, de contorno facial e melhora na pele.
    É super indicado para atenuação de rugas e flacidez de áreas do rosto e corpo. A aplicação é praticamente indolor, através do uso de cânulas.

  • Ácido Poli-L-lático – Sculptra
    Procedimento também minimamente invasivo, o Sculptra é inserido na região específica escolhida, seja do rosto ou do corpo, com a ajuda também de cânula. Podemos utilizá-lo para reduzir as rugas e diminuir a flacidez tanto no rosto quanto no corpo. O Sculptra (ácido poli-l-lático) vai atuar de dentro para fora, trazendo rigidez e suavidade aos sinais de envelhecimento.

  • Fios de PDO
    Procedimento utilizado para o efeito Lifting. É realizado com fios biocompatíveis, absorvíveis e estimuladores de colágeno. Os fios são inseridos na pele, sem deixar marcas ou cicatrizes. Os fios estimulam a atividade das fibras elásticas e dos fibroblastos (células indutoras de colágeno).

Em geral, os tratamentos com bioestimuladores de colágeno promovem um aspecto mais jovem e saudável à pele. Os benefícios podem ser percebidos pela paciente desde a primeira aplicação, mas um tratamento mais prolongado, com até 3 sessões, trará um resultado mais efetivo.

O que acelera a perda de colágeno na pele?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a partir dos 25 anos é necessário começar os cuidados para minimizar o aparecimento de rugas e manchas na pele. Isso porque, nessa idade inicia-se a atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e a elastina, começando o processo de envelhecimento. Já após os 40 anos, o corpo perde em um ritmo maior dessa proteína. É nessa fase que surgem rugas profundas, sulcos, flacidez e alteração no contorno da face.

Importante destacar que a quantidade de colágeno da pele pode ser afetada e acelerada por diversos fatores intrínsecos ou extrínsecos. É possível ter menos colágeno, por exemplo, ao fazer dietas restritivas e ingerir poucas fontes de proteína, como carnes brancas e vermelhas, ou por não estimular sua produção por meio do uso de dermocosméticos.

Hábitos como dieta não balanceada, exposição ao sol sem proteção e até mesmo o estresse podem acelerar a perda. Os principais sinais poderão ser percebidos nos cabelos, que ficam mais finos, na flacidez e perda de elasticidade da pele, no surgimento de rugas e linhas de expressão, no afinamento e desidratação da pele. Além disso, as unhas ficam mais fracas e podem aparecer estrias.
O tabagismo também é uma prática que deve ser evitada. Isso porque, quem tem o costume de fumar possui menos fibras colágenas na pele e ainda está mais suscetível ao envelhecimento precoce. Além disso, há diminuição dos níveis de Vitamina C, o que gera radicais livres que destroem e impedem a formação de novas fibras de colágeno.

Se você já está sentindo os sinais da perda de colágeno na pele, não perca tempo.

Faça uma avaliação dermatológica na Clínica Dermatologia Avançada Stringhini.

CLIQUE AQUI

 

Leave a Reply