Tricoscopia

Tricoscopia é o termo usado para o exame do couro cabeludo e do cabelo. Esta técnica de diagnóstico é um método usado como ferramenta para diagnosticar distúrbios do cabelo e do couro cabeludo.

 

Com a utilização de um equipamento chamado dermatoscópio, que possui lentes com zoom super potente — com aumentos de 20 a 70 vezes — o médico especialista no assunto, o dermatologista, consegue examinar detalhadamente com e sem luz polarizada a composição e a saúde de todas as estruturas que formam os fios de cabelo e do couro cabeludo. 

 

O exame permite ainda que o especialista capture e salve todas as imagens em alta resolução, podendo utilizá-las para comparação entre áreas saudáveis do couro

cabeludo e dos fios. A tricoscopia conquista imagens detalhadas e objetivas das lesões antes, durante e após o tratamento, esta última é ideal para avaliar o quão efetiva foi a terapia para o paciente.

A tricoscopia nada mais é que o exame do cabelo por meio de um dermatoscópio. Trata-se de uma lupa que permite ampliar a imagem de 10 a 200 vezes, dependendo do aparelho utilizado (portátil, acoplado ao smartphone ou videodermatoscópio). Por meio da tricoscopia conseguimos visualizar detalhadamente as estruturas do fio de cabelo e do couro cabeludo, as que já enxergamos a olho nu e também as estruturas um pouco mais profundas do couro cabeludo.

Este é um exame muito prático, sendo realizado no próprio consultório. Não dói ou causa qualquer desconforto ao paciente e também não requer preparo prévio. O dermatologista, simplesmente, encosta o aparelho na região do couro cabeludo que pretende examinar ou diretamente no fio.